quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Linhaça

 Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.


A linhaça e a semente do linho(Linum usitatissimum),muito utilizada em culinária,
sendo consumida com casca e dela  se extrai o óleo de linhaça, que e rico em Òmega 3,
Òmega 6 e Òmega 9.Alem disso, o óleo de linhaça e usado na indùstria cosmética e em fármacias de manipulação

Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricalçãode linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de tela.

História

Os relatos mais antigos da semente de linhaça são datados de 5000 anos antes de Ctisto na Mesopotâmia.
Foram  até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprava o uso desta herbácea desde a antiguidade.

Mesmo sendo originária da Ásia, seus beneficios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo e muito comum na Ámerica do Norte e em países europeus.


Propriedades Medicinais

A semnete de linhaça é considerada um alimento  funcional,pois além de ter suas propriedades nutricinais  básicas,tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.

 A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composiçao.Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) de Ômega 6.
A relaçao ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:3,muito  próximo do ideal.Essa presença balanceada entre Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas,que sao corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedores do escesso de sódio nos rins,diminuindo assim a retençao de líquidos,o que alívia os sintomas do período pré-menstrual.A alta taxa do Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo á saúde,sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário